
GNR deteve homem que se fazia passar por policia para multar idosos
Foto: GNR
A GNR deteve, na segunda-feira, um homem de 32 anos e constituiu arguidos outros dois, de 36 e 32 anos, pela prática do crime de burla, no Montijo. Os suspeitos faziam-se passar por polícias para abordar vítimas vulneráveis, sobretudo idosos, e forçá-las a fazer pagamentos imediatos por falsas infrações rodoviárias.
A investigação iniciou-se após uma denúncia de burla em Montemor-o-Novo e os militares apuraram que os suspeitos atuavam de forma organizada, visando essencialmente idosos.
O esquema consistia em abordar as vítimas na estrada e, recorrendo a sinais luminosos e sonoros, forçá-las a imobilizar as suas viaturas.
De seguida, um dos suspeitos identificava-se como elemento de um órgão de polícia criminal, exibindo uma carteira profissional, levando a vítima a acreditar que havia cometido uma infração rodoviária, exigindo um pagamento imediato da multa.
A GNR conseguiu localizar a viatura e os suspeitos na localidade de Pegões e da ação resultou a apreensão de uma carteira profissional sem distintivo, um engenho dissimulado em forma de bastão e outros objetos relacionados com o crime.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com os outros arguidos e apresentações bissemanais na polícia da sua área de residência.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Palmela.

