A Polícia Judiciária está a investigar um feto humano que foi encontrado numa estação elevatória de águas residuais na localidade de Vista Alegre, em Ílhavo. Era muito pequeno e a possibilidade de o caso resultar de um aborto está a ser analisada.
Corpo do artigo
A descoberta foi feita na passada sexta-feira, por volta das 18 horas, por funcionários da Águas da Região de Aveiro (AdRA), entidade responsável por aquela infraestrutura. Quando se aperceberam do feto, junto com outros resíduos, chamaram as autoridades.
"Foram trabalhadores da AdRA, que iam fazer a manutenção à estação elevatória dos esgotos, que encontraram o feto", confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Pedro Barreirinha. Estava "dentro do tanque" para onde desaguam esgotos de vários lugares, num espaço que, verificou o JN, se encontra vedado ao público. Este facto reforça a hipótese de ter ido ali parar através da canalização.
O feto "não era muito grande e ainda não estava bem formado", podendo decorrer até de um "aborto espontâneo", adiantou o comandante. A avaliar pelo estado em que se encontrava, "não deveria estar no tanque há muito tempo", acrescentou.
A delegada de saúde foi chamada ao local, assim como a GNR e a Polícia Judiciária. O feto foi transportado para o Instituto Médico-Legal de Aveiro, onde será autopsiado.
Será a autópsia e os exames complementares a indicarem "o tempo de gestação aproximada que teria", explicou fonte da Judiciária, que assumiu a investigação do caso.
"Vamos averiguar vários aspetos, mas, à partida, [o feto] deverá ter ido ali ter através da canalização", referiu a mesma fonte, sublinhando igualmente que este era "muito pequeno".
Nesta fase inicial, toda as possibilidades estão em aberto. De acordo com a PJ, "pode ter sido uma situação natural, ou provocada, em que se tenham desfeito do feto numa casa de banho".
"A área de proveniência é grande, mas há outros elementos que poderão ajudar a perceber o que aconteceu", afirmou a mesma fonte policial.