Desentenderam-se numa discoteca de Lisboa, sem que houvesse violência à saída, mas voltaram a cruzar-se num parque de estacionamento em Oeiras e o encontro acabou em tragédia.
Corpo do artigo
Antes de esfaquear José Belém, de 27 anos, até à morte, Saulo C., de 25 anos, ainda fez uma videochamada para amigos, chamando-os para a contenda. O agressor foi detido pouco depois do crime, ocorrido em setembro do ano passado, e recentemente o Ministério Público (MP) acusou-o de homicídio qualificado e ofensas à integridade física.
De acordo com a acusação, Saulo saiu da discoteca "Lust in Rio", em Lisboa, com Francisco, um amigo, e foram para perto do McDonald"s de Santo Amaro de Oeiras. José Belém e André D., de 23 anos, que tinham tido o desentendimento com Saulo na discoteca, já estavam nas imediações do restaurante quando os outros dois chegaram.
No caminho, Saulo terá pedido a Francisco um canivete que este guardava sempre no carro e meteu-o no bolso. Já no local, Saulo pegou no telemóvel e, antevendo confrontos, fez uma videochamada para amigos, chamando-os para ajudarem.
Confronto físico
José Belém e o amigo estavam perto e aperceberam-se da razão da chamada, enfrentando os outros dois. Segundo o MP, Saulo apontou o telemóvel na direção deles, ao que tudo indica para que os amigos vissem as caras de José e André. As provocações escalaram e todos se envolveram em agressões. Saulo sacou da navalha e atingiu várias vezes José. André sofreu um golpe na zona da clavícula, mas sobreviveu. José caiu inanimado. Morreu no local, apesar das tentativas de reanimação.
Entretanto, Saulo fugiu a pé do local, mas acabaria por ser detido pouco depois. Francisco meteu-se no seu automóvel e fugiu.
Pormenores
Prisão preventiva - Saulo foi detido e está em prisão preventiva na cadeia de Caxias à espera do julgamento, que deve começar em breve.
Bombeiros - Quando os Bombeiros de Oeiras chegaram, encontraram as duas vítimas caídas. André foi transportado em estado grave para o hospital, onde recuperou.