O filho mais velho da grávida desaparecida da Murtosa há dois meses e meio foi já ouvido para memória futura, esta semana, a fim de validar judicialmente as declarações prestadas na Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro. Tinha a lista de contactos telefónicos da mãe e detetou número do suspeito.
Corpo do artigo
O jovem tinha todos os contactos telefónicos da mãe clonados numa aplicação informática e foi ele quem descobriu um segundo número de telemóvel, até então desconhecido, com o nome Valente, o principal suspeito que está em prisão preventiva. A diligência permitirá a prova do depoimento, em todas as fases posteriores do processo. O filho, de 14 anos, é quem conhecerá melhor os momentos anteriores ao desaparecimento da sua mãe.
Mónica, 33 anos, está desaparecida desde a noite de 3 de outubro, quando saiu de casa, na Murtosa, para ir tomar café. Passadas duas horas, Mónica Silva telefonou para o filho mais velho, dizendo-lhe que só demoraria cerca de dez minutos a voltar a casa, mas nunca mais deu sinais de vida.
Fernando Valente, de 38 anos, está indiciado pela eventual prática dos crimes de homicídio qualificado, profanação e ocultação de cadáver e aborto agravado. O suspeito nega tudo.
As autoridades acreditam que o móbil do crime seria impedir o nascimento de um bebé, cuja paternidade Fernando Valente também desmentiu sempre.
Buscas prosseguem
A PJ e a GNR continuarão esta segunda-feira as buscas pelo corpo de Mónica Silva, iniciadas sexta-feira, num terreno das traseiras de uma das casas dos pais de Fernando Valente, no centro da Murtosa.
Inspetores e peritos da PJ de Aveiro têm utilizado georradares para tentar encontrar algo suspeito no subsolo, enquanto a GNR de Aveiro tem vindo a trabalhar com cães pisteiros.
Após buscas nas propriedades da família de Fernando Valente, aquando da sua detenção, em 15 de novembro, a PJ procurou o corpo de Mónica Silva num poço da Murtosa. Os familiares da desaparecida fizeram buscas por conta própria nos pinhais entre a Torreira e São Jacinto e mergulhadores procuraram nas águas da ria sem sucesso.