A Polícia Judiciária deteve, na segunda-feira, um homem, com 31 anos, suspeito de ter violado duas mulheres, crime que filmou com o telemóvel, em Coimbra. O arguido conheceu as vítimas através das redes sociais.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado na sua página da Internet, o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra revela que os factos ocorreram em novembro e dezembro de 2023 e, "na primeira ocasião, o arguido marcou um encontro com a ofendida, de 24 anos, através de uma rede social e, durante o mesmo, molestou-a sexualmente, tendo-a forçado a com ele manter relações sexuais, sem o seu consentimento e contra a sua vontade".
No mês seguinte o suspeito combinou um encontro com a outra vítima, com 31 anos, e forçou-a a manter relações sexuais, gravando tudo com o telemóvel.
Durante as diligências, que incluíram uma busca domiciliária e de pesquisa informática, foi apreendido o telemóvel do arguido com o vídeo da violação.
De acordo com o DIAP, o detido foi ouvido, na quarta-feira, em primeiro interrogatório judicial, ficando obrigado a não contactar, por qualquer meio, com as ofendidas, "devendo manter das mesmas uma distância em um raio não inferior a 200 metros"; não se pode ausentar, sem prévia autorização do tribunal, da área do município da sua residência, com exceção das deslocações de e para o local de trabalho e deve apresentar-se diariamente à autoridade policial.
A investigação prossegue sob a direção do Ministério Público da 3.ª Secção de Coimbra do Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Coimbra, com a coadjuvação da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária.