O fotógrafo norte-americano Monte William Isom exigiu uma indemnização de, pelo menos, 25 mil euros, ao hotel de Cristiano Ronaldo, o Pestana CR7 Lisboa, por uma fotografia da sua autoria ter sido utilizada, sem autorização, num vídeo na inauguração da unidade hoteleira, em outubro de 2016.
Corpo do artigo
O Tribunal da Relação de Lisboa conclui, no entanto, que a unidade hoteleira não podia ser responsabilizada, por não ter tido qualquer intervenção na elaboração do vídeo, nas fotografias nele usadas e na sua montagem ou projeção. No centro da polémica está uma fotografia tirada, em março de 2014, pelo fotógrafo ao modelo David Quinta no âmbito de uma campanha designada “Fans of the World Cup” [Fãs da Copa do Mundo]. Esta viria a ser integrada num vídeo, com quase dois minutos, projetado na fachada do Hotel Pestana CR7 Lisboa, durante a sua inauguração, a 2 de outubro de 2016, na presença de Cristiano Ronaldo e perante 250 convidados.
A fotografia aparecia três vezes, durante um segundo cada, e repetia-se entre outras imagens do mesmo tipo. A criação, elaboração e projeção do vídeo ficou a cargo da empresa Ocubo Criativo, contratada para realizar o evento, tendo o hotel apenas solicitado que a película tivesse por base o tema do desporto.