A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, também conhecida como Frontex, vai passar a formar agentes em Portugal. Isso não significa que vá deixar de dar cursos em Espanha, mas apenas que vai diversificar a sua oferta formativa.
Corpo do artigo
A informação foi prestada ao JN, ao final da tarde desta segunda-feira, depois de o jornal "El Mundo" ter noticiado, pela manhã e citando fontes próximas da agência, que a Frontex se preparava para trocar Espanha por Portugal.
Segundo o diário espanhol, a mudança teria caído que nem uma bomba no país vizinho, pois, nos últimos dois anos, a Frontex tinha apostado em Espanha e, em particular, na academia de formação da Polícia Nacional espanhola. E esperava-se que assim continuasse.
Mas os gestores da agência europeia terão concluído que já não eram cumpridas determinadas exigências, relata ainda o "El Mundo", sem esclarecer que exigências estavam em causa.
"A agência vai continuar a colaborar com a Escola de Polícia de Ávila, até porque temos um contrato com eles. Aquilo que acontece é que, nós, como agência, usamos diferentes instalações educacionais. De quando em vez, abrimos um concurso para propostas de outras instituições que queiram prestar os serviços de formação aos nossos quadros diversos. Não estamos a falar de uma substituição, como foi noticiado. Será algo adicional", clarificou Piotr Świtalski, porta-voz da Frontex, sem confirmar, nem desmentir, que é em Portugal que se situa a próxima instituição escolhida para formar agentes.
"A decisão foi tomada na semana passada. Antes de anunciarmos publicamente, ainda precisamos das assinaturas propriamente ditas. Anunciaremos, daqui a alguns dias, quando todas as formalidades estiverem concluídas. No entanto, foram múltiplas ofertas de várias instituições. Vamos aguardar por um anúncio oficial", concluiu.
Formados 200 por ano
Segundo o periódico, a cada seis meses, cerca de cem estudantes de 16 países europeus eram formados neste centro da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Nacional. Depois integrariam o corpo permanente da agência europeia. Ao todo, foram realizados quatro cursos de formação para agentes em Espanha. No próximo mês, terminará aquele que será o último aí ministrado.
Criada em 2004, a Frontex é a agência europeia encarregada de guardar fronteiras e regiões costeiras que também tem como missão monitorizar as fronteiras externas do Espaço Schengen, combater a criminalidade transfronteiriça e gerir os fluxos migratórios.