Funcionário de posto de abastecimento preso por tentar matar patrão que o dispensou
O operador de caixa do posto de abastecimento de combustível do Intermarché de Salvaterra de Magos que, a 24 de junho de 2023, tentou matar o patrão a tiro, depois de este ter dispensado os seus serviços, foi condenado a sete anos e meio de prisão.
Corpo do artigo
Terá ainda de indemnizar a vítima em 20 mil euros, por danos não patrimoniais. A decisão foi confirmada em outubro pelo Tribunal da Relação de Évora (TRE). Depois de fazer seis disparos, um dos quais atingiu a vítima na cara, o funcionário, que tinha licença de uso e porte de arma e era ainda vigilante noturno em dois espaços comercias do ofendido, fugiu sem prestar socorro. Mais tarde, entregou-se à GNR. Já a vítima foi sujeita a cirurgia facial no Hospital de São José, em Lisboa.
No acórdão, o TRE conclui que, ao contrário do alegado pela defesa, o disparo não foi acidental, mas intencional. Na decisão, refere que o agressor “não apontou para uma perna ou pé ou até para o ar, como se apenas pretendesse assustar o ofendido, sendo que poderia e tinha capacidade para o fazer, dada a sua experiência e habilitação relativamente a armas de fogo”, mas sim “em direção ao ofendido”.