Dupla suspeita de outro assalto na Faculdade de Engenharia do Porto foi detida em tempo recorde pela PSP, que recuperou computadores.
Corpo do artigo
Através de um simples arrombamento de uma janela das traseiras do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), dois homens apoderaram-se de mais de 60 mil euros de material informático e de robótica do estabelecimento de ensino.
O furto, perpetrado na madrugada de terça-feira, foi investigado em tempo recorde pela PSP. Em poucas horas, dois suspeitos foram detidos na posse de duas dezenas de computadores do ISEP, mas também de material proveniente de outros assaltos.
Os mesmos indivíduos, de 25 e 30 anos, são suspeitos de terem, há seis meses, furtado computadores da Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto (FEUP).
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a PSP foi chamada, na terça-feira de manhã, por responsáveis do ISEP, que tinham dado conta do assalto ao chegar ao instituto. Além de prejuízos incalculáveis para o ensino dos alunos, visto que os computadores e elementos de robótica continham matéria essencial para os estudantes, o ISEP contabilizou os prejuízos materiais em mais de 60 mil euros.
PSP já andava atrás deles
Como o estabelecimento está equipado com um sistema de videovigilância, os investigadores da PSP conseguiram identificar os suspeitos. Eram dois "velhos" conhecidos da PSP. Um deles residia a cinco minutos a pé do ISEP.</p>
A identificação foi facilitada porque os dois homens terão estado envolvidos num assalto a outro estabelecimento de ensino, perto do ISEP.
Em abril, tinha sido comunicado um furto em tudo semelhante ao do ISEP, na FEUP. Também pelo método de arrombamento, os indivíduos levaram igualmente material informático. E, neste caso, as autoridades já tinham reunido prova contra dois homens, formalmente considerados como os principais suspeitos.
Anteontem, poucas horas após o visionamento das imagens do ISEP, os polícias localizaram o paradeiro de um dos suspeitos. Vivia em casa de familiares, onde a PSP encontrou 22 computadores, tabletes e diverso material informático, audiovisual e de telecomunicações.
O indivíduo estava ausente da habitação, mas os polícias realizaram uma busca à residência e apreenderam o material proveniente de furtos.
No final da manhã, os dois suspeitos apareceram nas imediações da habitação onde decorriam as buscas e foram detidos por investigadores da PSP.