A PSP deteve três homens, com 29, 42 e 43 anos, suspeitos de terem furtado cinco carrinhas Toyota Hilux para transportar máquinas de tabaco roubadas, em S. Miguel, nos Açores.
Corpo do artigo
As detenções ocorreram na sequência de investigações que ainda decorrem, na ilha de S. Miguel, da responsabilidade da EIC (Esquadra de Investigação Criminal) de Ponta Delgada respeitantes ao furto de pick-ups Toyota Hilux.
As diligências, segundo revela a PSP esta terça-feira, "foram direcionadas ao fenómeno de viaturas furtadas com o recurso a chaves falsas e que depois têm sido abandonadas em locais ermos," após terem sido usadas para arrombar estabelecimentos comerciais e transportar o produto dos furtos, máquinas de venda de tabaco.
Sublinha a Polícia que, nalguns casos, o método utilizado nos assaltos - embate com a parte traseira das viaturas nas montras dos estabelecimentos - "importou, para além do espectro de insegurança associado à violência utilizada, danos de significativa monta que têm vindo a ser suportados pelas vítimas".
As investigações permitiram relacionar os arguidos com vários assaltos em S. Miguel, estando indiciados em cinco crimes de furto qualificado, um crime de furto simples e vários crimes de furto de uso de veículo.
Os três homens foram detidos no decurso de uma operação policial desenvolvida no passado dia 26 de abril, com a realização de buscas domiciliárias, busca a veículos e em terrenos pertencentes a um dos arguidos.
Ouvidos em primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, dois dos arguidos ficaram em prisão preventiva e o terceiro obrigado apresentações periódicas obrigatórias perante as autoridades.
"A Polícia mantém esta e outras investigações em curso, tendo em vista associar os agora detidos à prática doutros furtos similares, bem como quanto à identificação e detenção de outros arguidos que a Polícia suspeita têm vindo a dedicar-se ao furto de carrinhas Toyota na ilha de S. Miguel", concluiu a PSP.