Cinco homens e duas mulheres foram detidas pela GNR por suspeitas de pertencerem a uma rede que traficava grandes quantidades de gás nitroso, mais conhecido como “droga do riso”. Na operação, foram apreendidas 1550 garrafas.
Corpo do artigo
A investigação que levou esta quinta-feira o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santo Tirso a realizar dezenas de buscas no Grande Porto começou em 2021, por suspeitas de tráfico de droga.
“ Na sequência da investigação, os militares da Guarda realizaram várias diligências policiais, que culminaram no cumprimento de três mandados de detenção e na realização de 25 buscas, 14 domiciliárias e 11 em estabelecimentos de restauração e bebidas, garagens e stands, tendo sido possível apreender o seguinte material”, adianta a GNR que apreendeu 1 550 garrafas de oxido nitroso, num valor aproximado de 75 mil euros, além de 300 doses de heroína e cocaína, 20 mil euros, cinco carros e uma arma de fogo.
Apesar de não ser considerado um produto estupefaciente, o óxido nitroso ou "droga do riso" o seu consumo pode causar efeitos nocivos cerebrais irreversíveis.
A GNR precisa que os arguidos vão esta sexta-feira serem levados ao primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santo Tirso.
A operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção do Porto, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública e das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Leiria e Coimbra. A PSP também prestou colaboração.