
GNR apreendeu 160 quilos de amêijoa-japonesa
Foto: GNR
A GNR apreendeu 160 quilos de amêijoa-japonesa e detetou 47 infrações durante uma operação de fiscalização realizada, esta quarta-feira, em Alcochete.
Corpo do artigo
A ação, teve como objetivo, "detetar eventuais ilícitos, bem como o reforço do sentimento de segurança junto da população em geral", incidindo sobre a apanha, transporte e comércio de bivalves. Foram identificadas infrações ao Código da Estrada, à legislação complementar e à permanência irregular de cidadãos estrangeiros.
No total, a operação resultou em 28 autos ao Código da Estrada, 16 à legislação complementar, dois por permanência ilegal, um por transporte de amêijoa sem documento obrigatório e uma notificação para abandono voluntário do país.
Além dos bivalves, foram ainda apreendidos dois veículos. A GNR alerta que os moluscos bivalves podem acumular substâncias tóxicas e microrganismos, representando riscos para a saúde pública.
A ação contou com o apoio do Destacamento de Almada, do Destacamento de Trânsito de Setúbal e da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

