A GNR apreendeu no domingo, em Gaia, 30 automóveis, uns por participarem em corridas ilegais na A29, outros por terem sido alterados. Foram ainda identificadas 21 pessoas que assistiam às corridas e estavam acompanhadas por 27 crianças, motivo pelo qual as participações serão encaminhadas para a CPCJ de Gaia.
Corpo do artigo
A operação, que decorreu na madrugada de domingo, foi realizada pelo Destacamento de Trânsito do Porto e centrou-se numa área de serviço na A29, local onde, ao fim de semana, se costumam reunir algumas centenas de pessoas, seja para participarem nas corridas ilegais, seja para apenas assistirem.
A GNR refere, em comunicado divulgado esta sexta-feira, que "no âmbito de uma investigação pela prática de manobras perigosas de veículos com alterações de características, nas imediações da área de serviço da A29, em Vila Nova de Gaia, foi realizada uma operação de fiscalização que culminou na constituição de 12 arguidos por condução perigosa e apreensão dos respetivos veículos".
Foram, ainda, elaborados 54 autos por contraordenações rodoviárias e apreendidos 18 veículos por alteração de características.
No decorrer da ação os militares identificaram nove homens e 12 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, que, soube o JN, se encontravam acompanhadados por crianças (27). Por esse motivo, o expediente foi remetido para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gaia.
A operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção do Porto e do Destacamento de Ação Conjunta do Porto da Unidade Nacional de Trânsito.