A GNR apreendeu 4 536 quilos de amêijoa-japonesa e mais de três mil euros, no âmbito de uma ação de fiscalização, no concelho de Alcochete. Foram emitidas 15 multas a 14 homens, entre os 22 e os 51 anos, e a uma mulher, de 36 anos.
Corpo do artigo
A ação de fiscalização decorreu na passada sexta-feira, com o objetivo de controlar a atividade de apanha, transporte e comercialização de moluscos bivalves vivos.
As 15 multas foram justificadas pela ausência de “Documentos de Registo de Moluscos Bivalves, Equinodermes, Tunicados e Gastrópodes Marinhos Vivos” que, por estarem a ser transportados de forma irregular, foram apreendidos.
Em comunicado, a GNR acrescenta que a operação resultou na apreensão de 4 536 quilos de amêijoa-japonesa e mais de três mil euros em notas. Foram ainda sinalizadas imigrantes em situação irregular, quatro das quais multadas por falta de declaração de entrada, não atualização de morada e por excesso de permanência em Portugal.
Outras das duas pessoas fiscalizadas ficaram obrigadas a abandonar o país, enquanto outras duas têm de comparecer numa loja de Agência para a Integração, Migrações e Asilo para regularizar a situação em território nacional. Um quinto imigrante foi notificado para prestar declarações no âmbito de um Processo de Afastamento Coercivo.
Os bivalves serão destruídos após uma verificação higiossanitária.