A GNR apreendeu 2060 quilos de amêijoa-japonesa, durante uma fiscalização rodoviária, no concelho de Alcochete. Os bivalves eram transportados sem o respetivo documento de registo.
Corpo do artigo
Segundo revelou a GNR, esta quarta-feira, a apreensão ocorreu este fim de semana, no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária. A amêijoa era transportada sem o respetivo documento de registo, "impossibilitando a determinação da sua origem e a verificação do cumprimento das normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, representando assim um potencial perigo para a saúde pública".
Foram identificados quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 49 anos, bem como duas mulheres, de 25 e 26 anos. Foram ainda elaborados seis autos de contraordenação por transporte de amêijoa sem Documento de Registo de Moluscos Bivalves Vivos.
A GNR relembra que "a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem depuração ou controlo higiossanitário pode representar um grave risco para a saúde pública, dada a possível presença de toxinas".
O documento de registo é fundamental para prevenir a introdução irregular destes produtos no consumo, garantindo assim a segurança dos consumidores.