A GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, apreendeu mais de 71 mil litros de vinho licoroso produzido e introduzido no consumo de forma ilegal, no distrito de Viseu.
Corpo do artigo
No âmbito de uma ação de fiscalização e controlo, direcionada para a deteção de infrações relacionadas com a produção, armazenamento e comercialização de bebidas sujeitas a imposto especial de consumo, os militares detetaram esta terça-feira, numa propriedade agrícola, 71 755 litros de bebidas alcoólicas, que "estavam acondicionadas em pipas de madeira, cubas de inox e garrafões, ou seja, que se encontravam armazenadas em locais não autorizados pela autoridade aduaneira competente, motivo que levou à sua apreensão", refere a GNR, em comunicado divulgado esta quinta-feira.
O valor comercial das bebidas apreendidas, segundo a GNR, ascende a 430 mil euros, "sendo que a sua comercialização no mercado paralelo teria causado um dano ao Estado de cerca de 63 mil euros em sede de Imposto sobre o álcool. Da ação resultou ainda a identificação de um homem, com 40 anos.
Os factos que constituem um crime por introdução fraudulenta no consumo, previsto no Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT), foram comunicados ao Ministério Público de Moimenta da Beira. A ação contou com a colaboração do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).