A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu mais de dois mil quilogramas e meio de amêijoa japonesa sem as medidas regulamentares em Estarreja.
Corpo do artigo
Em comunicado, a GNR refere que os bivalves foram apreendidos na passada quinta-feira, no âmbito uma operação destinada ao controlo do transporte e comercialização de moluscos bivalves.
Durante a operação, os militares fiscalizaram um veículo que transportava os bivalves provenientes do rio Sado e com destino a Espanha.
"Após uma análise à mercadoria transportada, os militares verificaram que os bivalves não tinham a medida regulamentar para ser comercializada, ou seja, quatro centímetros, tendo sido apreendidos", refere a mesma nota.
A GNR refere que o condutor e apanhador dos bivalves foi identificado, tendo sido elaborado dois autos de contraordenação por captura e transporte de moluscos bivalves de tamanho inferior ao legalmente previsto e por transporte sem se fazer acompanhar dos documentos necessários, que podem chegar aos 37.500 e 44.890 euros, respetivamente.
Os bivalves aguardam, entretanto, pela inspeção higiossanitária cujo resultado definirá o seu destino final.