Cinco homens com idades entre os 16 e os 29 anos foram detidos, na madrugada de ontem, quarta-feira, pela GNR por suspeita de roubo. Foram localizados após um assalto em Gaia e perseguidos e capturados já no Porto. Dois ficaram em prisão preventiva.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, o grupo assaltou um jovem com violência na EN-222, em Avintes, Gaia. Levaram-lhe dinheiro, um telemóvel e outros bens e foram-se embora num automóvel. A vítima rapidamente deu o alerta e, poucos minutos depois, uma patrulha da GNR de Avintes localizou o carro dos suspeitos.
A perseguição, que contou com o reforço dos postos territoriais de Fânzeres e Matosinhos, durou cerca de dez quilómetros. Só terminaria na cidade do Porto após os militares terem conseguido imobilizar a viatura e deter os suspeitos.
Os militares apuraram que, horas antes da detenção, o mesmo grupo terá cometido um outro roubo nas imediações do NorteShopping, em Matosinhos. Foram recuperados um telemóvel e a carteira e devolvidos à vítima desse assalto.
"Foi possível ainda apurar que os detidos atuavam em grupo organizado, sendo que três dos detidos têm antecedentes criminais por furtos, roubos e tráfico de estupefacientes", acrescentou a GNR por comunicado.
Os detidos foram apresentados ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Dois detidos, de 28 e 29 anos, ficaram em prisão preventiva. Os restantes ficaram sujeitos a apresentações diárias nos postos policiais das áreas de residência.