
Foto: Carlos Carneiro / Arquivo
A GNR de Bragança anunciou, esta terça-feira, a recuperação de três viaturas furtadas, nos concelhos de Vila Verde e de Vila Nova de Gaia, bem como 5500 quilos de cobre que se encontravam no interior dos veículos.
A recuperação dos veículos ocorreu na sequência de um pedido de colaboração da Guardia Civil de Espanha, relacionado com o furto de três viaturas em território espanhol. O Núcleo de Investigação Criminal de Bragança realizou diligências policiais que permitiram localizar os veículos.
"Os furtos aconteceram no dia 15 de outubro, em Zamora, onde foi furtada a primeira viatura, e no dia 19 de outubro, em Cáceres, onde foram furtados os outros dois veículos", indicou fonte da GNR.
No seguimento da investigação conjunta, foi possível apurar-se que as viaturas teriam entrado em Portugal, tendo sido realizadas diligências policiais que permitiram localizar e recuperar, na manhã do dia 31 de outubro, duas viaturas na localidade de Vila de Prado, no concelho de Vila Verde. No seguimento desta investigação, na tarde desse mesmo dia, foi ainda recuperada a outra viatura, em Valadares, no concelho de Vila Nova de Gaia.
"Dentro da viatura que terá sido furtada em Zamora foram encontrados mil quilos de cobre e mil quilos de motores elétricos. Nos dois veículos que terão sido furtados em Cáceres foram ainda encontrados 4500 quilos de cobre", adiantou a mesma fonte.
As viaturas foram entregues aos seus legítimos proprietários.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Bragança, tendo as autoridades espanholas sido devidamente informadas dos resultados desta operação.
Os três suspeitos dos furtos foram detidos pela Guardia Civil e encontram-se em prisão preventiva em Cáceres (Espanha).
Esta ação contou com o reforço dos Núcleos de Apoio Técnico (NAT) de Braga e do Porto.
