O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coruche desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 22 e os 57 anos, nos concelhos de Cartaxo e de Salvaterra de Magos. Outros três indivíduos, associados à rede, também foram presos.
Corpo do artigo
Foi no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefaciente que durava há três anos, que os militares da Guarda verificaram que "os suspeitos dedicavam-se diariamente à prática da atividade ilícita, provocando alarme social e receio na população local", explica a GNR.
Aos indivíduos, que viviam exclusivamente do tráfico, as autoridades apreenderam 1600 doses de cocaína, uma centena de doses de heroína e cocaína, além de sete doses de crack. Também foram confiscados mais de 16 mil euros, 15 telemóveis, 700 munições e caçadeiras e pistolas.
"No decorrer da investigação foi possível apurar-se ainda que a sua subsistência resultava exclusivamente do tráfico de estupefacientes, sendo este destinado à revenda e venda direta ao consumidor, nos concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Santarém e Alpiarça", explica a GNR.
Os detidos, um dos quais com antecedentes criminais por crime de roubo com arma de fogo foram presentes a primeiro interrogatório este sábado no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido aplicadas três prisões preventivas e três apresentações periódicas bissemanais, como medidas de coação.
A operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Coruche, da estrutura de Investigação Criminal (IC) e do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém, do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC), do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), envolvendo um total de 112 militares da Guarda, e com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP).