A GNR desmantelou uma suinicultura a operar de forma ilegal e apreendeu 345 suínos, na localidade de Colmeias, no concelho de Leiria. Na exploração, que não possuía qualquer tipo de licenciamento, foram também encontrados animais mortos.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a GNR refere que, no seguimento de uma denúncia, militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria detetaram, ontem, uma suinicultura a operar de forma ilegal.
No local os elementos do SEPNA apuraram, após fiscalização, que a exploração não possuía qualquer tipo de licenciamento da atividade pecuária.
"No decorrer das diligências, foram detetadas infrações ambientais, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação, um por rejeição de efluentes pecuários sem tratamento diretamente para o solo e linha de água, mais propriamente no ribeiro da Gunha, afluente da Ribeira de Agodim, cujo valor da coima pode variar entre os 24 000 mil euros e os 144 000 mil euros, e um outro por abandono de cadáveres de animais mortos na exploração, cujo valor da coima pode variar entre os 250 euros e os 44 890 mil euros", revelou a GNR.
Os factos foram comunicados à Divisão de Alimentação e Veterinária de Leiria, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.