
GNR deteve dois caçadores e apreendeu duas caçadeiras e munições
Foto: GNR
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Bragança detiveram dois homens, de 67 e 78 anos, por caça fora do período legal e em área de proteção, no concelho de Mirandela. As detenções ocorreram esta quinta-feira.
Segundo revelou a GNR, em comunicado conhecido este domingo, a ação teve lugar durante uma fiscalização ao exercício venatório quando os militares do NPA detetaram os suspeitos a caçarem após a hora legal do pôr do sol e numa zona de interdição, pois estavam a menos de 500 metros de uma instalação de criação animal.
No seguimento da operação, foram apreendidas duas armas de fogo e 17 munições.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mirandela.
A GNR sublinhou que o exercício da caça é restrito ao período entre o nascer e o pôr do sol e interdito em zonas como praias e terrenos adjacentes, terrenos circundantes a escolas, hospitais, prisões e instalações militares, aeroportos, parques de campismo e instalações industriais, locais próximos de povoados (faixa de 250 metros) e vias de comunicação (faixa de 100 metros), para além da faixa de 500 metros perto de instalações de criação animal.
"O cumprimento destas medidas é essencial para garantir a segurança, o bem-estar da população e a proteção dos bens e infraestruturas", refere a GNR.

