A GNR deteve, na terça-feira, um homem e uma mulher, com 48 e 52 anos, respetivamente, por furto de azeitona, em Campo Maior. O casal foi surpreendido durante uma ação de patrulhamento.
Corpo do artigo
Os suspeitos, segundo refere a GNR em comunicado divulgado esta quarta-feira, foram vistos pelos militares "quando realizavam a colheita de azeitona para o interior de um veículo, sem a autorização do respetivo proprietário".
O casal foi detido e a GNR apreendeu cerca de 200 quilos de azeitona, uma viatura, três ferramentas de recolha (ancinho, vara e pá) e quatro recipientes de plástico.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
No comunicado a GNR relembra que "a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património".
"No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR continuará a desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal, ao longo de todo ano de 2024", lê-se na nota de imprensa.