A GNR e os Bombeiros das Caldas da Rainha resgataram um cão que havia caído numa arriba, em Salir do Porto, Marinha Grande. Através do chip os militares apuraram que o animal se encontrava desaparecido desde o dia 2 de maio.
Corpo do artigo
No seguimento de um alerta por parte de populares a dar conta que um cão se encontrava nas arribas junto ao mar, aparentemente abandonado, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde detetaram que o animal estava num local de difícil acesso.
Com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha foi possível aceder ao local e resgatar o cão, que se encontrava num estado debilitado e desidratado.
"Após o seu resgate foi possível verificar-se que o animal era portador de microchip, encontrando-se registado na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o que permitiu apurar que se tratava de um canídeo desaparecido desde o dia 2 de maio e contactar a sua proprietária", referiu a GNR esta segunda-feira, em comunicado.
O animal foi entregue no Canil Municipal de Caldas da Rainha para monitorização do seu estado de saúde e para posterior entrega à sua proprietária.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.