Uma operação da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) de Olhão da GNR apreendeu esta manhã cerca de 1,7 toneladas de haxixe numa zona entre o Rio Guadiana e o sul de Lepe, em Espanha. A droga fora lançada à água por uma embarcação de alta velocidade que conseguiu escapar às autoridades.
Corpo do artigo
Esta madrugada de quinta-feira, a Guardia Civil detetou uma embarcação de alta velocidade a entrar pela barra do Rio Guadiana e solicitou a colaboração da GNR para proceder à abordagem e interceção da embarcação.
Segundo um comunicado da GNR, a lancha suspeita, equipada com quatro motores de elevada potência, encetou fuga em direção às águas espanholas, lançando dezenas de fardos de haxixe ao mar. Apesar de não ter sido possível intercetar a embarcação, a GNR apreendeu 50 fardos de estupefaciente, correspondentes a cerca de 1,7 toneladas, bem como um telefone satélite.
A apreensão teve lugar em águas territoriais espanholas, pelo que o material recolhido foi entregue às autoridades espanholas, sendo que a investigação prossegue em Espanha, sob coordenação da Guardia Civil.
Também esta manhã, a sul da barra do rio Guadiana, a Polícia Marítima detetou vários fardos de haxixe em águas territoriais portuguesas. Foram recolhidos 21 fardos, com peso total de 876 quilos.