Um homem de 30 anos foi detido pela GNR após uma perseguição nas ruas de Almada na madrugada de domingo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os militares a socarem e pontapearem o suspeito durante a sua captura. A aparente violência exercida pelos militares já determinou a abertura de um processo disciplinar.
Corpo do artigo
No vídeo é possível ver o suspeito a abandonar a viatura, sem a travar, e a tentar a fuga apeada. Ao saltar um desnível, caí e é alcançado por dois militares que, de imediato, o abordam com socos e um pontapé. Pouco depois, chega um terceiro militar que também pontapeia o suspeito.
Enquanto um dos militares acorre ao carro que descaía pela rua, os outros dois prosseguem com socos e pontapés ao suspeito que, entretanto, tentara levantar-se.
Em comunicado, a GNR explica que os militares do posto da Trafaria acorreram a um alerta para disparos de arma de fogo no Monte da Caparica. Ao deslocarem-se para o local, detetaram uma viatura suspeita a circular em condução perigosa. Perante a presença da GNR, o condutor colocou-se em fuga.
Suspeito tinha arma branca
No decorrer da ação policial, os militares constataram que o suspeito possuía uma arma branca, refere a GNR. Um homem de 30 anos foi detido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almada.
“Imediatamente após tomar conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais relacionado a intervenção dos militares, foi determinada a abertura de um processo de natureza disciplinar aos militares envolvidos e os factos serão comunicados à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI)”, avança a GNR.
A IGAI confirmou que "dada a natureza e aparente gravidade dos factos", solicitou ao ministro da Administração Interna a avocação dos processos disciplinares, o que foi autorizado.