A GNR está a investigar o caso de sete animais domésticos abandonados e vítimas de maus tratos por falta de comida e água numa quinta em Vendas Novas. Não há suspeitos nem arguidos.
Corpo do artigo
A denúncia original apontava para cerca de 50 animais e um homem que permaneciam no espaço em condições miseráveis, mas no local, o homem não foi encontrado e foram resgatados sete animais, avançou ao JN fonte oficial da GNR de Évora.
A operação partiu, esta quarta-feira, do Grupo Intervenção e Resgate Animal que recebeu a denúncia pelo atual proprietário da quinta e que se deparou com o cenário quando a visitou. A quinta foi adquirida recentemente pelo denunciante a uma família de cavaleiros tauromáquicos.
De acordo com fonte oficial da GNR de Évora, não é certo que os antigos proprietários fossem os detentores dos animais encontrados. “Há várias hipóteses em aberto e cabe agora ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (Sepna) investigar o caso”, disse ao JN o capitão Gomes, Oficial de Relações Públicas da GNR de Évora.
A GNR realizou um auto notícia que encaminhou para o Ministério Público por suspeitas de maus tratos e abandono de animais. Os animais vão ser vistos pelo veterinário municipal afim de se comprovar os sinais de maus tratos causados pela fome, sede e falta de abrigo, a primeira fase do inquérito crime.
Finda a operação esta quarta feira, os animais ficaram ao cuidado do IRA, visto que o Centro de Recolha Oficial de Vendas Novas estava lotado.