Justiça determina que Guarda deve facultar lista de bairros problemáticos que recusou divulgar, por não provar nem fundamentar confidencialidade.
Corpo do artigo
Por um lado, elementos da GNR falam em clima de resistência, que lhes causa medo, os impacta psicologicamente e lhes dificulta o trabalho policial. Por outro, moradores denunciam sobre-policiamento e violência policial. As zonas urbanas sensíveis (ZUS) são tratadas como lugares de "exceção", mas a lista da sua localização tem sido escondida pela GNR, por alegada confidencialidade. Agora a Justiça concluiu que a recusa na sua divulgação não tem base legal nem fundamento.
Em junho de 2023, no âmbito de uma investigação jornalística sobre práticas policiais em Portugal, o jornalista do podcast de jornalismo de investigação "Fumaça", Nuno Viegas, pediu à GNR a lista atualizada das ZUS. Para tal, invocou interesse público e direito constitucional à informação. Mas a Guarda recusou o acesso, alegando "confidencialidade" e risco para a segurança interna e operacional.