A GNR recuperou dois cães furtados e constituiu arguidos três homens com idades compreendidas entre os 21 e os 31 anos, por furto, no concelho de Coruche. Um terceiro cão, em estado débil e de extrema magreza, foi transporado de urgência para o veterinário municipal.
Corpo do artigo
No seguimento de uma denúncia por furto de dois canídeos no concelho de Alenquer, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram localizar e identificar os suspeitos que detinham na sua residência, na localidade de Coruche, os dois canídeos furtados.
Junto dos dois animais encontrava-se um terceiro cão, em condições muito débeis e num estado de extrema magreza, que foi de imediato transportado de urgência para ser assistido pelo Médico Veterinário de Coruche.
Os dois cães furtados foram entregues aos seus legítimos proprietários. Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Alenquer e de Coruche. A ação foi realizada pelos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiental (SEPNA) em conjunto com o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche.
A GNR informa que, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.