Militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) recolheram, na terça-feira, um grifo que se encontrava debilitado e incapaz de voar, no concelho de Bragança.
Corpo do artigo
A ação teve origem no alerta de um popular, que deu conta da presença da ave (um Gyps fulvus), desorientada, num terreno agrícola. Os militares deslocaram-se de imediato ao local, confirmando que o grifo apresentava sinais de fraqueza. O animal foi recolhido e transportado para as instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Bragança.
Posteriormente, a ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, onde será sujeito a acompanhamento veterinário, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
A GNR salienta que tem como preocupação diária "a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental". Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

