A GNR divulgou, esta terça-feira, imagens de um resgate de quatro mulheres, quatro homens e um cão, na Serra da Estrela, no sábado, alertando para os perigos de entrar em áreas de montanha sem equipamentos e sem ter em conta as condições atmosféricas.
Corpo do artigo
O posto de busca e resgate em montanha da Serra da Estrela da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR efetuou o resgate dos jovens, com idades entre 21 e 28 anos, na zona de Piornos, na Covilhã.
"No seguimento de um alerta a informar que um grupo, ao enfrentar condições meteorológicas adversas, nomeadamente de precipitação intensa e a subida elevada do caudal das linhas de água, ficou impossibilitado de prosseguir o trajeto do percurso que realizava, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para a zona, onde realizaram diligências tendo para o resgate dos cidadãos", afirmou, esta terça-feira, o responsável pela comunicação da UEPS da GNR, Luís Pinheiro.
Pelas 18.30 horas de sábado, foi possível estabelecer contacto visual com o grupo, tendo a equipa da GNR efetuado o resgate de alguns elementos, "que foram arrastados por vários metros ao tentarem atravessar uma linha de água".
De seguida, iniciou-se a retirada do grupo sob condições atmosféricas adversas, "tendo-se optado por um trajeto de altitude superior, de forma a evitar as linhas de água e a garantir maior segurança durante o percurso". Pelas 21.15 horas, todos os elementos tinham sido resgatados em segurança para a zona dos Piornos, avançou a unidade especializada da GNR, que contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e da Força Especial de Proteção Civil.
Cuidados a ter na montanha
A Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR "reforça a importância da preparação adequada para atividades na natureza, alertando os praticantes para que planeiem cuidadosamente os seus percursos, evitando deslocações noturnas e considerando sempre as condições meteorológicas e o equipamento necessário, para prevenir as situações de risco".