O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR da Guarda resgatou um corço ferido (Capreolus capreolus), que se encontrava na berma da estrada, no concelho da Guarda.
Corpo do artigo
A ação de resgate ocorreu após um alerta de populares que avistaram o animal, vulnerável e debilitado, na berma da estrada, perto da freguesia de Panoias. Os elementos do SEPNA deslocaram-se rapidamente ao local para proceder ao salvamento do corço.
Após a recolha, o animal foi transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia, onde receberá os cuidados necessários para a sua recuperação. O objetivo é que, uma vez restabelecido, possa ser libertado de volta ao seu habitat.
Através do SEPNA, a GNR "reafirma o seu compromisso diária com a proteção dos animais e apela à denúncia de quaisquer situações de maus-tratos ou abandono".
Para o efeito, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona permanentemente para denúncias de infrações ou esclarecimento de dúvidas.