A GNR encerrou, na passada quinta-feira, um lar ilegal para idosos, na localidade de Pindelo, no concelho de Oliveira de Azeméis. Foram retirados seis utentes, com idades entre os 61 e os 93 anos.
Corpo do artigo
A operação, realizada através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira, levou à constituição de arguidos de um homem e uma mulher, com 51 e 46 anos, respetivamente, pela prática do crime de maus-tratos a idosos. São ambos reincidentes neste tipo de crime. Já em abril haviam sido detidos e identificados também por acolherem ilegalmente idosos num lar e por suspeitas de maus tratos.
Segundo a GNR, a investigação foi realizada em colaboração com inspetores do Departamento de Investigação da Unidade de Fiscalização do Centro da Segurança Social de Coimbra e permitiu apurar que a instituição não reunia condições de alojamento e de salubridade, motivo que levou à retirada de seis idosos, quatro mulheres e dois homens, que foram realojados numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.