Duas lanchas de alta velocidade foram apreendidas em águas internacionais a sul de Portugal pela Marinha e pela Polícia Marítima, por suspeitas de tráfico de droga, anunciou este sábado a Armada. O almirante Gouveia e Melo acompanhou a operação.
Corpo do artigo
As embarcações transportavam mais de 300 depósitos de combustível e eram tripuladas por nove homens, seis de nacionalidade espanhola, um de nacionalidade marroquina, um colombiano e um francês, com idades compreendidas entre o 22 e 54 anos.
“Os nove suspeitos foram sujeitos aos necessários procedimentos para a sua identificação e tramitação legal”, indicou a Marinha, em comunicado que incluiu uma foto do almirante Gouveia e Melo, numa das embarcações que acompanhou a operação.
A intervenção decorreu entre quarta e sexta-feira, envolvendo elementos do Grupo de Ações Táticas (GAT) da Polícia Marítima e Fuzileiros.
“A operação foi apoiada por um navio de patrulha oceânica, duas lanchas de fiscalização rápida e um veículo aéreo não tripulado (drone) da Marinha”, de acordo com a mesma fonte.
Desde o início do ano passado, as autoridades marítimas identificaram 120 pessoas e apreenderam 48 embarcações de alta velocidade com mais de 33 toneladas de droga.