A PSP de Cascais descobriu um lar ilegal em Carcavelos, a funcionar sem alvará há cerca de um ano. Os 35 utentes não aparentavam estar maltratados, mas as condições de higiene e privacidade do espaço eram muito precárias, chegando a haver nove camas num quarto.
Corpo do artigo
O alerta surgiu por parte de vizinhos da unidade ilegal. Um morador reclamou à PSP que daquela habitação, há vários dias, que durante a noite provinham diversos ruídos que se assemelhavam a gritos e que o impediam de dormir.
Os polícias deslocaram-se ao local pelas 6.44 horas de dia 26 de agosto e apuraram que na habitação em causa funcionava ilegalmente um lar. Após diligências, verificou-se que o estabelecimento estava a funcionar há cerca de um ano sem alvará de licença de utilização e albergava 35 utentes.
Relativamente à reclamação de ruído, constatou-se que a situação fora originada por duas utentes que sofrem de uma patologia clínica e que, de forma indiscriminada, começavam aos gritos.
Sem elevador e 9 camas num quarto
A PSP de Lisboa refere que a casa tinha mais de um piso mas não existia qualquer ascensor que facilitasse a movimentação dos utentes com mobilidade condicionada, tendo de se deslocar entre os andares através das escadas.
"Apesar de os idosos não aparentarem estar mal tratados, foi percetível que as condições de higiene não eram as mais adequadas, sem descurar da falta de privacidade dos utentes, onde por existirem apenas dez quartos, alguns eram compostos por nove camas", descreve a PSP.
Pelo exposto, por não cumprir com a documentação e pressupostos legais exigidos, bem como por o imóvel não aparentar encontrar-se apto a proporcionar o devido bem-estar aos seus utentes, esta Polícia sinalizou a referida situação à entidade competente.