
GNR deteve quatro pessoas, suspeitas de tráfico de droga
Foto: Arquivo
Um guarda do Estabelecimento Prisional do Porto, de 54 anos, mas que se encontrava de baixa médica, foi detido na terça-feira da semana passada pela GNR, com mais três homens, no âmbito de uma investigação por tráfico de droga nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo.
Segundo apurou o JN, os detidos são suspeitos de vender estupefacientes junto às escolas secundárias daqueles concelhos, situação que suscitou preocupação junto das autoridades locais e motivou a intensificação das operações de vigilância.
O guarda detido, que enfrentará problemas de toxicodependência, não estava entre os alvos principais da investigação, que continua.
Durante a operação, a GNR cumpriu 17 mandados de busca, dez em residências e sete em veículos, resultando na apreensão de 205 doses de haxixe, 173 de cocaína, 26 de canábis, 13 telemóveis, cinco balanças de precisão, quatro navalhas de corte, duas armas de fogo, uma réplica de arma, 39 munições e 3.015 euros em numerário.
Contactada pelo JN, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirmou a detenção do guarda prisional e adiantou que, na sequência do caso, foi determinado o início de um processo disciplinar pelo Serviço de Auditoria e Inspeção.
Os quatro detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.

