Os guardas prisionais do norte do país convocaram, nas redes sociais, uma vigília silenciosa para o próximo dia 31 de janeiro, junto do Estabelecimento Prisional (EP) do Porto. Reivindicam melhores salários e condições de trabalho.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, os guardas estão a ser convocados através de grupos da rede social WhatsApp para obter “o aumento do salário base de modo a acompanhar a evolução do custo de vida e ainda a pedir a igualdade de critério no subsídio recentemente atribuído e bem à PJ”.
Na mensagem, a que o JN teve acesso, os promotores garantem serem apartidários e isentos de órgãos sindicais.
“Gostaria de poder contar com o maior número possível de colegas dos mais diversos Eps do Norte”, lê-se no documento que apela à participação dos guardas de Paços de Ferreira, Santa Cruz do Bispo, Viana do Castelo, Bragnaça, Izeda, Braga, Guimarães, Chaves Vila Real e Aveiro.
Esta quinta-feira, cerca de 70 guardas prisionais manifestaram-se em vigília junto do Estabelecimento Prisional do Monsanto, em Lisboa, contra as condições de carreira e trabalho.