
Guarda Civil desmantelou grupo de assaltantes
Foto: Direitos reservados
A Guardia Civil de Espanha desmantelou, esta segunda-feira, em Pontevedra, na Galiza, uma quadrilha luso-espanhola que se especializou em furtos em lojas de centros comerciais, com violência, na região galega e no Norte de Portugal.
Corpo do artigo
Segundo o Comando de Pontevedra da Guardia Civil, o grupo criminoso, que incluiu mulheres e homens, com nacionalidades portuguesa e espanhola, atropelou um vigilante durante um dos assaltos, no Centro Comercial Nasas de Nigrán, em Pontevedra.
A Operação "Bispo 1", desencadeada pelo Posto Principal de Baiona-Nigrán da Guardia Civil, desarticulou o grupo itinerante, cujos elementos iam mudando de casa, para despistarem as autoridades policiais, atuando em Vigo, Tui e no Norte de Portugal.
Foram detidos quatro ladrões, mas há mais dois suspeitos já amplamente referenciados, num total de quatro mulheres e dois homens, em que estes ficavam em dois automóveis, enquanto as quatro mulheres cometiam os furtos dentro das lojas.
Os artigos mais furtados eram roupa, sapatos, eletrodomésticos e comida, estando o grupo a alargar agora a sua atividade ao Alto Minho, em especial, e ao Norte de Portugal, em geral, depois de terem cometido bastantes furtos em lojas entre Vigo e Tui.
A Guardia Civil, em comunicado, admite mais detenções, estando o processo criminal no Tribunal de Vigo, e diz que se trata de "um grupo que atuava com bastante agressividade, em especial quando algum dos elementos era surpreendido".
