“Havemos de ir a Viana”. Exército anuncia comemorações de 24 a 29 de outubro no Minho
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, entre 24 e 29 de outubro, comemorações do Dia do Exército, envolvendo cerca de 1200 militares e 170 viaturas.
Corpo do artigo
Durante seis dias a população terá oportunidade de interagir com os militares, e assistir a demonstrações de meios e operacionais, como inativação de explosivos, atividade cinotécnica, capacidade de armas químicas e saltos de pára-quedismo noturno.
Estas ações vão decorrer no Jardim da Marina, em dias diferentes, sendo complementadas ainda com exposições, homenagens, seminários, apresentações de livros e corridas solidárias. A música também se fará presente com vários concertos praticamente todos os dias.
A propósito destas comemorações, o Exército publicou no dia 1 de outubro (Dia Mundial da Música) um vídeo gravado naquela cidade anfitriã, do tema “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues.
A organização destas comemorações é do Ministério da Defesa, Exército e Gabinete do Chefe do estado-maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, que considerou que estas serão “um enorme sucesso para Viana do Castelo e para o Exército”. Explicou que a escolha deste ano se deve à “beleza da cidade, à simpatia das gentes de Viana e ao acolher de braços abertos que de forma incondicional o Município de Viana do Castelo tem demonstrado”.
Eduardo Mendes Ferrão adiantou que esta será uma oportunidade de contactar com ex-combatentes e que militares e dispositivo destacados para o evento “vão permitir dar a conhecer melhor o que é o Exército, o seu passado, a sua história e a sua cultura, mas mostrando também o presente, aquilo que o Exército é e faz”.
“É uma honra e um privilégio podermos receber esta experiência única e estou certo de que teremos uma simbiose perfeita entre os objetivos do Exército e o acolhimento da cidade a estas comemorações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
O programa arranca no dia 24 de outubro com a Cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
O Dia do Exército comemora-se a 24 de outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, patrono do Exército português.