
Homem foi agora acusado
Foto: Arquivo
Um homem acaba de ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter tentado matar o próprio pai com um tiro no pescoço, na sequência de uma discussão ocorrida num café, na Rua do Alcaide de Faria, na cidade do Porto, a 17 de janeiro de 2023. Vai responder pela prática dos crimes de homicídio qualificado na forma tentada e detenção de arma proibida.
Segundo a acusação, o arguido, que explorava o estabelecimento e ali organizara um "evento privado com amigos", envolveu-se numa "contenda", na sequência da qual o pai o repreendeu pelo "comportamento provocador" que apresentou. Após a discussão, o homem foi ao carro, estacionado no exterior, de onde retirou uma arma de fogo longa e um revólver, regressando ao café.
Já no estabelecimento, o arguido apontou o revólver a um amigo, sendo novamente advertido pelo progenitor. Pouco depois, e desagradado com a intervenção do pai, apontou a arma na sua direção e, a cerca de um metro de distância, fez um disparo que atingiu o progenitor no pescoço, deixando-o ferido. A seguir, o arguido fugiu do café, "escondendo o revólver em casa de familiares" e refugiou-se numa habitação em Viseu, onde foi localizado a 30 de março.
A acusação diz que três amigos da vítima decidiram ajudar o suspeito a eliminar provas. Nesse mesmo dia, deslocaram-se ao café e recolheram a arma de fogo longa e outros objetos comprometedores, fazendo-os desaparecer.

