Uma pessoa foi agredida, na segunda-feira, durante uma ação de campanha do partido Ergue-te na Rua da Palma, em Lisboa, junto à sede nacional do Bloco de Esquerda (BE). Os agressores estavam identificados com símbolos do partido e do grupo Habeas Corpus, liderado pelo antigo juiz Rui Fonseca e Castro.
Corpo do artigo
Fonseca e Castro, que agora encabeça a lista do Ergue-te às eleições europeias, não terá participado nas agressões, mas estava no local com um microfone na mão no momento em que um homem foi espancado por apoiantes do partido, como se pode ver nas imagens divulgadas nas redes sociais.
Questionado pela CNN Portugal, o antigo juiz afirmou que a vítima das agressões estava a provocar os membros do partido. O BE anunciou entretanto que vai apresentar queixa formal à PSP.
Na semana passada, recorde-se, o candidato do Ergue-te e membros grupo Habeas Corpus invadiram um debate em Cabeceiras de Basto sobre questões de género, tal como o JN noticiou.
Rui Fonseca e Castro tornou-se conhecido por fazer vídeos com mensagens negacionistas e teorias da conspiração durante a pandemia de covid-19, que contribuíram para a sua expulsão da magistratura.