Um homem, de 46 anos, ficou preventivamente sem as 17 armas de que é proprietário, depois de, na madrugada de terça-feira, ter exibido, alcoolizado, um revólver num bar, em Odivelas.
Corpo do artigo
O alerta chegou à PSP via 112, pelas meia-noite e meia, e, quando os polícias chegaram ao estabelecimento de diversão noturna, a arma estaria "pronta a ser utilizada", adianta esta quinta-feira, em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
O revólver, de calibre .45, e 21 munições foram apreendidos e o suspeito acabou por ser detido e apresentando a tribunal, por posse de arma sob o efeito do álcool. Na altura, tinha uma taxa de álcool no sangue de 2,60 g/l.
O arguido foi posteriormente libertado por um juiz de instrução, tendo ficado obrigado a apresentar-se quinzenalmente às autoridades e a entregar todas as suas armas.
Atendendo a esta última medida de coação, a PSP deslocou-se então a casa do suspeito, onde recolheu, entre outro armamento, uma shotgun, uma pistola-metralhadora de airsoft, uma besta com mira telescópica acoplada, um sabre e quatro facas de mato, bem como uma centena de munições e cartuchos.
Mostrou faca na rua
O caso aconteceu quatro dias depois de a PSP ter detido um outro homem, de 39 anos, que, também alcoolizado, exibiu uma "faca de cozinha", com um comprimento total de 32 centímetros, numa rua da Penha de França, na cidade de Lisboa, assustando os transeuntes.
Quando os polícias chegaram ao local, encontraram o suspeito "junto a uma paragem de autocarro, sentado no solo", visivelmente "ébrio e com discurso incoerente".
A faca foi apreendida, enquanto o homem foi detido e, em seguida, libertado e notificado para comparecer, noutra data, perante o Ministério Público de Lisboa.