A GNR deteve, esta quinta-feira, um homem, com 68 anos, por caça com meios proibidos, no concelho da Maia. Foi detetado por militares do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Matosinhos quando caçava, na freguesia da Barca, com armadilhas de gaiola.
Corpo do artigo
Em comunicado, a GNR explicou que, durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram a existência de um engenho destinado à captura ilegal de espécies, que estava numa zona residencial. No decorrer da ação policial, foram realizadas diligências que permitiram localizar o suspeito, que foi detido por "capturar aves com recurso a meios proibidos, nomeadamente armadilhas de gaiola", incorrendo num crime de dano contra a natureza.
Da ação resultou o resgate de três aves, dois pintassilgos (Carduelis carduelis) e um travesso, que foram entregues no Parque Biológico de Gaia, para observação e posterior libertação no seu habitat natural. Foram apreendidas duas armadilhas e uma gaiola.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Maia.
A GNR relembrou que, quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.