A fuga à PSP de uma viatura suspeita terminou este sábado de madrugada com a detenção do condutor e do passageiro em Olhão, no Algarve. Um polícia teve de disparar para o ar para convencer um dos fugitivos a largar uma carabina.
Corpo do artigo
O caso ocorreu pelas 3.20 horas, quando o condutor de uma viatura se apercebeu de um carro-patrulha, e fugiu. Perante esta “atitude suspeita”, “a viatura foi seguida e posteriormente barrada, com o apoio de um outro carro de patrulha”, contou o Comando Distrital de Faro da PSP.
“Aquando da paragem do veículo suspeito, o passageiro, que ostentava uma carabina, encetou de imediato fuga apeada, sendo alcançado a uma curta distância do local. Ao ser-lhe dada ordem para largar a arma, o mesmo não obedeceu, pelo que foi dado, pelo polícia, um tiro de advertência para o ar”, disse a PSP, acrescentando que o suspeito atirou então a carabina para o chão, “tendo sido possível a sua algemagem e detenção”.
Enquanto isso, informou ainda a PSP, o condutor do veículo “iniciou a marcha na direção da viatura policial, embatendo violentamente nesta, provocando-lhe danos”.
Apesar de tais danos no carro policial e da tentativa de fuga, a PSP acabou por detê-lo. Os polícias apreenderam 2500 euros, cuja origem os suspeitos não souberam justificar, e ainda uma faca. O condutor foi ainda submetido ao teste de alcoolemia, tendo este acusado um teor de álcool de 1,61 g/l no sangue.
Os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem, segunda-feira, no Tribunal de Olhão.