Um homem de 25 anos foi detido, em Amares, por estar foragido à justiça e ter por cumprir uma pena de prisão efetiva, por um homicídio negligente cometido em Espanha. O fugitivo estava no hospital, devido a uma agressão, e a falta de documentos "suscitou dúvidas" aos militares, informou a GNR nesta segunda-feira.
Corpo do artigo
Uma disputa "com recurso a arma branca", ocorrida no dia 13 de outubro, na freguesia de Caldelas, no concelho de Amares, culiminou "num ferimento no ombro esquerdo" do homem de 25 anos. A GNR, depois de alertada, foi ao local e deteve o agressor, de 38 anos.
A vítima, que não tinha nenhum documento consigo, foi transportada para o Hospital de Braga e não queria apresentar queixa. Isto, juntamente com o nervosismo que mostrava, fez com que os militares ficassem com "diversas dúvidas quanto à sua identificação" e decidiram permanecer junto do homem, no hospital, onde "tinha de permanecer alguns dias internado".
Quando contactou a Guarda Civil de Espanha, para tentar identificar a vítima, a GNR constatou que o suspeito, de nacionalidade espanhola, "tinha pendente um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão efetiva por homicídio negligente".
O detido foi apresentado no Tribunal da Relação de Guimarães e conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto onde irá aguardar pela conclusão do processo de extradição para Espanha.