Um homem, com 31 anos, morreu afogado, na tarde desta quinta-feira, na praia fluvial de Porto Rei, em Resende. Um amigo, de 24 anos, que o terá tentado resgatar das águas do rio Douro, ficou ferido. Os dois homens, de nacionalidade brasileira, estavam de férias em Portugal.
Corpo do artigo
O alerta chegou aos Bombeiros Voluntários de Resende cerca das 15.25 horas, dando conta de um afogamento, mas, em chegando ao local, perceberam haver duas vítimas na água.
Os primeiros socorros foram prestados pela nadadora salvadora das piscinas municipais, que estão integradas no denominado Parque Fluvial Porto Rei, que não conseguiu evitar a morte do homem mais velho.
"A praia fluvial não tem nadador, mas nunca havia ocorrido nada de semelhante. O óbito foi declarado no local e o ferido foi transportado para o Hospital de Lamego. No local estiveram duas ambulâncias nossas, a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Vila Real e a SIV ( Suporte Imediato de Vida) do Hospital de Lamego", referiu, ao JN, fonte dos Voluntários de Lamego.
No local estiveram igualmente militares da GNR e da Polícia Marítima.
O Parque Fluvial de Porto de Rei está equipado para o embarque de turistas, possuindo um cais de acostagem e um pontão de ligação para facilitar a entrada e saída das embarcações.
Para o lazer, existe uma piscina e uma praia fluvial, acessíveis através de um passadiço e a zona é complementada por jardins, um logradouro e um parque de merendas com mesas, bancos e zonas de sombra, ideal para refeições ao ar livre. A área dispõe de diversas instalações de apoio, acessos pedonais e um estacionamento próprio.