Homem procurado por homicídio em Espanha está preso por tráfico de cocaína em Custóias
Um dominicano de 42 anos é suspeito de ter participado num tiroteio fatal, no início do ano, em Espanha, fugido para o país natal e, já em setembro, voltado à Europa para retirar mais de 90 quilos de cocaína do porto de Leixões. Por causa disto, foi detido e ficou preso em Custoias. Mas Espanha pede a sua extradição.
Corpo do artigo
No dia 11 de julho deste ano, dois contentores carregados de bananas oriundas do Equador foram descarregados no porto de Leixões sem que o scanner revelasse qualquer anormalidade. Uma fiscalização física, feita 19 dias depois, só mostraria que as bananas estavam em putrefação, mas a Autoridade Tributária e Aduaneira manteve os contentores sob suspeita e fez um segundo controlo, mais exaustivo, em agosto. Mais de 90 quilos de cocaína, distribuídos por 1431 embalagens, foram então descobertos e apreendidos.
A Polícia Judiciária, entretanto acionada, não comunicou o caso, nem removeu os contentores. Antes esperou que o cartel internacional responsável pela droga retirasse os contentores de Leixões e acompanhou as movimentações do dia 19 de setembro. Pelas 10.30 horas, dois camiões saíram do porto, dirigiram-se a Paços de Ferreira e, quando chegaram ao armazém de descarga, tinham à sua espera o referido dominicano, German P., Yancarlo C., sem compatriota, e Keila V., uma striper venezuelana com residência no Porto.