O homem, de 72 anos, detido pela Polícia Judiciária de Coimbra por ter morto à facada um camionista numa pensão de Marinhas das Ondas, na Figueira da Foz, foi colocado em prisão preventiva esta terça-feira.
Corpo do artigo
A mais gravosa das medidas de coação foi aplicada pelo Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, onde o arguido foi levado esta terça-feira.
O agressor e a vítima, um camionista com 53 anos, envolveram-se numa acesa discussão numa pensão que funciona por cima de um restaurante à beira da Estrada Nacional 109, na zona de Sampaio, a apenas dois passos do transitário para quem a vítima prestava serviços.
O dono do restaurante "O Caldeira" deixava-o usar os chuveiros e descansar num dos quartos do piso superior, tal como fazia com outros motoristas. Recentemente, o agressor, amigo do dono do restaurante, que estava desavindo com a família, também encontrou ali abrigo, após ter saído de casa. O relacionamento entre os dois hóspedes nunca foi pacífico.
Os dois homens já tinham protagonizado discussões anteriores “por nenhum motivo em especial”, mas que nada fazia antever um desfecho trágico como o que veio a ocorrer no domingo.
De acordo com a versão do detido, ele e a vítima envolveram-se numa discussão no corredor. Garantiu ainda ter sido ameaçado de morte e agredido ao ponto de se ter refugiado num quarto. O detido afiançou também que o motorista o perseguiu no interior daquela divisão, onde havia uma faca. O homicida acabou por desferir um único golpe na perna da vítima, na zona da virilha. O ferimento foi fatal.
Após o crime, o agressor ligou para o 112 e ficou à espera das autoridades.