Suspeito de homicídio de mulher em Oliveira do Bairro está a ser procurado pelas autoridades.
Corpo do artigo
Duas semanas depois de ter sido vista com vida pela última vez, Conceição Figueiredo, de 69 anos, residente em Oliveira do Bairro, foi encontrada morta pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro, no domingo à noite, numa zona de mato, perto de Avelãs de Cima, concelho de Anadia. Foi Jair Pereira, o alegado homicida, de 58 anos, que ainda se encontra em parte incerta, quem terá dado as coordenadas da localização do corpo a uma amiga, numa chamada telefónica efetuada nessa tarde. São, nome pelo qual a vítima era conhecida, terá sido assassinada com várias facadas.
A meio da tarde de domingo, uma amiga de Jair, familiar dos seus vizinhos da frente, recebeu uma chamada do homem que está desaparecido desde 18 de maio. “Ela não é da família dele, mas era como se fosse. Eram mesmo muito próximos”, realçou um morador de Murta, localidade onde Jair residia sozinho com a mãe – que foi, três dias após o seu desaparecimento, institucionalizada.
Sem mais família próxima, uma vez que o seu único irmão vive na Venezuela, Jair recorreu aos moradores da casa em frente à sua desde o dia em que desapareceu sem deixar rasto. Foi a eles que, na madrugada do dia 19, horas depois de ter sido visto a lanchar com São – a mulher com quem manteve um relacionamento amoroso no verão passado –, na Palhaça, bateu à porta para lhes pedir que tomassem conta da sua mãe. Alegou que precisava de se ausentar por dois ou três dias.
Ao longo das duas últimas semanas, Jair já tinha confessado o homicídio de São a várias pessoas do seu círculo, sempre por telefone. No domingo, a amiga a quem telefonou conseguiu convencê-lo a dizer onde tinha deixado o corpo.
A PJ encontrou o cadáver em avançado estado de decomposição, perto de uma estrada que vai dar a Mortágua, numa zona de mato e a descoberto. O corpo de São – que apresentava ferimentos de arma branca – foi, de imediato, transportado para o Instituto de Medicina Legal de Aveiro, para ser autopsiado, a fim de serem apuradas as causas da morte. Jair continua a monte, apesar de as autoridades terem pistas sobre a sua localização.