Identificado homem com pirotecnia depois de incidente com 16 feridos em S. João da Madeira
Um homem foi identificado em S. João da Madeira sábado à noite por posse de pirotecnia depois de uma bateria de fogo-de-artifício ter rebentado no recinto da Cidade em Festa, causando 16 feridos, anunciou hoje a PSP.
Corpo do artigo
Em comunicado, aquela força policial refere que o homem, de 29 anos, foi identificado pelas 23.30 horas na posse de três artefactos pirotécnicos.
Segundo a PSP, "momentos antes" de aquele homem ter sido identificado, "no espaço do evento, um indivíduo terá deflagrado uma bateria de fogo-de-artifício" que terá caído e provocado "pânico generalizado".
No sábado à noite, a explosão de um engenho pirotécnico causou 16 feridos, três dos quais ligeiros, durante a festa "Cidade no Jardim", organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que está a decorrer desde quinta-feira e até segunda-feira.
O JN apurou no local que terão sido deflagrados “vários petardos” quando se preparava a cerimónia que ali iria decorrer e onde seriam homenageados vários atletas da Associação Desportiva Sanjoanense, que se sagraram campeões da segunda divisão nacional de hóquei. “Adeptos da equipa de hóquei da Sanjoanense dispararam algo que parecia fogo de artificio e petardos. Um deles caiu no palco, outros entraram na zona da tenda das barraquinhas”, explicou uma testemunha, cuja versão está a ser investigada pela PSP.
A PSP salienta que "de imediato" foi criado "um perímetro de segurança no local e proximidades do incidente e um corredor de circulação de emergência, para a prestação do adequado socorro às vítimas, o qual foi efetivado, em coordenação com as Autoridades de Proteção Civil e de Saúde".
Este domingo, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Aveiro condenou aquilo que considerou ser um "ato ilícito e irresponsável" de uso não autorizado de pirotecnia.
"A todos, a autarquia deseja rápida recuperação, condenando veementemente o ato ilícito e irresponsável de que foram vítimas, informando que foram de imediato desenvolvidas diligências pelas autoridades para apuramento das responsabilidades", lê-se.
A Câmara de S. João da Madeira adiantou ainda que a festa foi retomada, depois de ter sido suspensa no sábado à noite depois do incidente, pelo que hoje funcionará no horário normal.
Por seu turno, a Associação Desportiva Sanjoanense também lamentou e repudiou "veementemente os acontecimentos registados esta noite na Cidade no Jardim". Em comunicado, indicou que o incidente ocorrido, "apesar de ter coincidido com a chegada ao espaço da equipa de Hóquei em Patins, que na tarde deste sábado se sagrou Campeã Nacional da 2.ª Divisão, não foi previsto nem planeado, quer pela secção ou qualquer elemento ligado ao clube, quer pela Câmara Municipal de São João da Madeira ou pela organização do evento".